Home Artigos sobre odontologia equina. Travagem, uma doença ou um mito !

postheadericon Travagem, uma doença ou um mito !

TRAVAGEM, UMA DOENÇA OU UM MITO !

Na grande maioria dos casos denominados travagem ou palatite e em alguma regiões do Brasil chamados também de favas ou lampas ? MITO.

A travagem é um termo muito utilizado por pessoas que lidam com cavalos, denominam travagem o que se referem a palatite ( inflamação do palato duro nos equinos ) .

Essas pessoas relacionam a travagem ao emagrecimento e a dificuldade e apreensão e de engorda dos cavalos , e isso não é bem assim, normalmente estes  são sintomas de problemas odontologicos  ou outras doenças sistêmicas .

""Os leigos denominam travagem quando observam o aumento do palato que  muitas vezes ultrapassam  a altura dos incisivo superiores.""

A principio travagem = palatite= inflamação do palato .
A palatite existe,  é a inflamação do palato, é um tipo de afecção rara pode ser causada por uma ferpa ou pelo ato da aerofagia por exemplo ! (Mesmo assim nunca deve ser cortada
ou queimada)

Para que seja caracterizado inflamação por definição são necessários 5 sinas cardeais .
1-Calor: Perceptível nas superfícies. Decorre da hiperemia e do aumento do metabolismo local;
2-Rubor: Hiperemia /Reflexo ax?nico (diminuição de impulsos vasoconstrictores);
3-Tumor: Decorre do aumento da permeabilidade vascular (edema). Pode determinar aumento do volume hídrico local em até 5 ou 7 vezes.
4-Dor: Causada pela irritação
5-Perda da função

Se o palato não apresentar esses sinais não se trata de uma inflamação , não sendo uma inflamação não é uma palatite não sendo palatite respectivamente não é travagem.

A grande confusão acontece quando o leigo observa o palato ultrapassando a altura dos incisivos  e acredita que o cavalo esta com travagem ou palatite.

Esse aumento de volume é apenas  um edema e podem ser  encontrado em muitos cavalos especialmente em algumas fases da vida quando ocorrem a  trocas dos dentes de dec?duos (de leite ) pelos dentes permanentes  e também na erupção dos caninos,  alem de muitos outros problemas relacionados a cavidade oral do eq?ino , o edema no palato na maioria das vezes é ( secundario )  apenas um reflexo de um problema em outro lugar .

Uma grande crueldade !!

É comum até os dias de hoje leigos confundido  edema de palato  que muitas vezes não causa problema algum,  com travagem ou palatite e instituindo um tratamento cruel que consiste em queimar ou cortar esse aumento de volume do palato ( isso nunca deve ser feito mesmo que seja palatite propriamente dita ) .

Quando for observado alguma alteração no palato ou suspeitar de algum problema relacionado ao emagrecimento, dificuldade de apreensão e de engorda nos cavalos, deve-se antes de qualquer coisa consultar um Medico Veterinário que tenha amplo conhecimento das estruturas relacionadas a cavidade oral e tenha os equipamentos necessários para um exame adequado da cavidade oral .
Somente com conhecimento e um exame bem detalhado da cavidade oral é possível diagnosticar a causa desse aumento de volume do palato e atribuir um tratamento de forma ética e correta .

Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco
Medico Veterinário - atuante em odontologia equina.
Cel. (11) 99814-6666
www.dentistadecavalo.com.br

.

V?deos